Como Controlar a Ansiedade de Forma Natural: Supere Agora ♥

Nesse artigo você terá dicas de como controlar a ansiedade de forma natural, sem uso de remédios fortes, com o intuito de evitar que seu cérebro desenvolva gatilhos que estimulam a ansiedade.

Se você quiser conhecer um método passo a passo utilizando a acupuntura emocional sem agulhas, a TFT, clique na imagem abaixo para saber mais ou continue lendo para compreender as dicas de como tratar a ansiedade naturalmente.

como tratar a ansiedade e superar

 

O que é Ansiedade

Mas afinal, o que é Ansiedade? Ansiedade é um estado caracterizado pela expectativa de que algo indeterminado e ameaçador a nossa segurança possa acontecer. Através da construção de pensamentos a cerca de um fato não ocorrido, pode-se imaginar situações negativas que desencadeiam sensações físicas ruins que fazem as pessoas sofrerem e entrarem em um círculo vicioso.

 

A Ansiedade é Negativa?

Nem sempre. A ansiedade pode ser um catalizador que pode impulsionar você para determinada decisão. Através da ansiedade controlada, é possível medir os riscos, avaliar o que deve ser feito e compreender se aquilo pode ser perigoso ou não e tomar uma atitude mais sensata.

Perceba que, após avaliar riscos é importante se tomar uma atitude, para que a ansiedade, que antes lhe deixou totalmente alerta para uma tomada de decisão, atenue e lhe traga benefícios.

 

Quando a Ansiedade é Perigosa?

A partir do momento em que você percebe que seus pensamentos em grande maioria são negativos e exageradamente ocupados com o futuro ou passado, seu corpo reage a isso como se a ameaça nunca acabasse, preparando-se para algo que nunca acontece.

Sendo assim, está criada uma armadilha perigosa para a sua saúde física e mental, mas que, da mesma maneira que foi desenvolvida por você, deve ser compreendida para ser controlada de uma forma natural.

 

Porque fico Ansioso?

ansiedade como controlar e tratar

O nosso cérebro não distingue o real do imaginário. Passado, presente e futuro são a mesma coisa para ele, pois o cérebro só trabalha no presente com a informação.

Já imaginou estar novamente nesse momento naquele local que tanto gostou de estar no passado, talvez uma praia, campo ou um outro lugar que se sentia tão bem, alegre, com amigos ou familiares ao lado sorrindo com você ?

Consegue Sentir e talvez ouvir os sons daquele lindo lugar?

Quando você imagina novamente, qual sensação tem? Acredito que com uma sensação agradável, de bem estar.

Perceba com isso que, para onde você levar seus pensamentos, sua imaginação, você obterá respostas de mesma intensidade com a frequência que emanou, seja positiva ou negativa.

Geralmente, a pessoa que é muito ansiosa está com o a mente “viciada” em pensamentos negativos, destrutivos e que tomam conta dela de uma forma que, acreditam realmente que ela é os pensamentos. Como controlar a ansiedade então?

 

Não Somos os Pensamentos

Supere sua ansiedade

Por mais que parece ser óbvio a afirmação de que não somos os pensamentos e sim, construímos eles ao longo de nossas experiências, muitas pessoas se deixam levar por eles sem contestar e por isso sofrem cada vez mais.

Existe uma consciência que cria e alimenta os pensamentos, fazendo com que, ao passar do tempo, eles simplesmente surgem na nossa mente como uma repetição de padrão criada por você. Gatilhos são criados em nosso cérebro para que ele responda mais rápido nas situações que ocorrerem de forma semelhante.

Uma experiência negativa é registrada no cérebro como tal e a positiva da mesma forma através da nossa interpretação. No entanto, você tem o poder de “reinterpretar” as respostas para situações que aconteceram e para as que ainda não aconteceram. Isso pode ser feito ensinando ao cérebro que ele não precisa estar em alerta, com medo, ou triste com determinado fato.

A meditação é uma excelente forma de simplesmente aprender a olhar para os pensamentos, como se você estivesse sentando na frente de uma tela de cinema assistindo um filme. Ouvir, Ver as imagens dos pensamentos sem interpretá-las até o ponto em que percam força, pois não se retroalimentam de suas emoções.

Nesse momento, você se desvincula deles, enfraquecendo-os, pois agora tem a capacidade de aceitar ou não aquele envenenamento mental” que tanto lhe assombrava antes.

A emoção na qual seu responde à um pensamento é que o faz permanecer por mais tempo na sua mente, criando um hábito, alterando a sua qualidade de vida dia após dia.

 

Como Controlar a Ansiedade de forma Natural

Sabendo como nossa mente funciona, existem várias maneiras de como controlar a ansiedade de forma natural, inserindo recursos que promovem o bem estar emocional, reprogramando e cultivando pensamentos positivos, leves e amorosos para respondermos melhor durante as experiências do nosso dia a dia.

Veja logo abaixo uma lista de dicas de como tratar a ansiedade naturalmente:

 

Dicas de Como Tratar a Ansiedade Naturalmente

como controlar a ansiedade

 

1- Meditação

Crie o hábito de fazer pequenas pausas no dia, mesmo que seja por um minuto, onde você apenas terá a missão de observar sua respiração e seus pensamentos. Dessa forma, você estará aprendendo a compreender e dominar a si mesmo, saindo daquele fluxo constantes de pensamentos compulsivos, que em grande maioria são repetitivos, inconscientes e sem importância alguma para o seu presente.

Ao iniciar sua meditação, preste atenção nas sensações envolvidas na respiração. Não tente controlá-la; respire naturalmente. Sinta o ar fresco entrar e o ar morno sair do corpo. O peito e o abdômen vão se expandir e murchar, foque sua atenção em todo esse movimento.

 

2- Respiração

Um dos sintomas da ansiedade é a respiração rápida e curta. Através da mudança da mesma, é possível aprender como controlar a ansiedade, agindo no físico para que obtenha respostas na mente.

O fato de você prestar atenção na sua respiração, já tira sua atenção daqueles pensamentos negativos que geram a ansiedade, no entanto, pode-se fazer ainda mais utilizando a respiração.

  • Inspire o máximo que conseguir, prenda a respiração por alguns segundos e expire lentamente enquanto relaxa. A inalação extensa expande os pulmões, exigindo uma grande exalação para os pulmões voltarem a seu tamanho em repouso. Isso estimula o SNP “sistema nervoso parassimpático”, encarregado da expiração e que produz uma sensação de tranquilidade, geralmente acompanhada de satisfação.
  • Ou se preferir, apenas exercite exalar o dobro do tempo do ar que inala, logo, aos poucos sua respiração irá acalma-lo, superando sua ansiedade nos momentos que desejar, mantendo o seu equilíbrio.

 

3- Musicoterapia

Já reparou que certas frequências sonoras tem o poder de acalmar sua mente e outras estimulam determinadas lembranças, emoções que claramente não deseja?

Muitas pessoas não tem paciência de ouvir uma frequência de música tranquila como neste canal do Youtube, porque sua mente está tão viciada em sons agitados ou carregados de histórias tristes, que não é congruente para o cérebro frear de uma vez, quando se ouve tal gênero. Você não é obrigado a gostar, mas saiba que é uma excelente ferramenta diária que pode ser incorporada no seu trabalho ou lar.

Evite ouvir músicas que remetem a sensações desagradáveis que vivenciou. Se quiser continuar a ouvir a mesma música, desvincule-a da situação e associe a outra, positiva. Lembre-se de que você não é os pensamentos e pode reprogramá-los a partir de agora.

 

4- Exercícios Físicos

Parece um clichê, mas não é. Se exercitar faz com que sejam liberadas toxinas e aumente a produção de serotonina (neurotransmissor que dá sensação de felicidade). Com a prática regular, naturalmente terá uma sensação de prazer e relaxamento.

Portanto, escolha uma prática de atividade física que mais goste e tenha resultados físicos e mentais positivos, e incorpore essas dicas e a próxima em seu dia a dia e aprenda de vez como controlar a ansiedade.

 

5- Afirmações Positivas

Desenvolvemos crenças ao longo da vida e muitas delas são prejudiciais e mesmo assim, enfatizamos no dia a dia, como por exemplo: “As coisas nunca dão certo para mim”.

Veja que essa afirmação é sem sentido e só serve para justificar a qualquer custo as situações da vida. Logo, o antídoto para isso é educar sua mente para ver o lado bom das coisas, ser grato e pronunciar afirmações positivas com frequência, de forma a suprimir e substituir o conteúdo negativo instalado no cérebro estimulado por você durante muito tempo, as vezes a vida inteira. Aprenda a criar sua realidade modificando seus pensamentos.

 

6- Espere o Melhor

Da mesma maneira que esperar pelo pior, se preocupar com algo que não aconteceu causa ansiedade, o inverso é um alívio para seu corpo físico e mental. Esperar o melhor, ser otimista e procurar dar uma interpretação positiva para todas as situações, mesmo as mais difíceis é um meio eficiente de se proteger de maus pensamentos e do desenvolvimento da ansiedade exagerada.

 

7- Diálogo Interno

Conversar consigo mesmo mentalmente e se perguntar sobre o porque da ansiedade, contestando certos pensamentos é uma forma de vigiar conscientemente e analisar a qualidade dos pensamentos. Durante o diálogo interno é interessante ressignificar as situações que antes incomodava e fazer afirmações motivacionais para si próprio.

 

8- TFT: A Terapia do Campo do Pensamento

Provavelmente você já conhece ou ouviu falar da acupuntura, como uma excelente técnica milenar chinesa aplicada nos mais diversos tratamentos, mas já ouviu falar da acupuntura emocional sem agulhas?

Sim, ela existe e foi criada pelo psicólogo Dr. Roger Callahan em 1979 e difundida no mundo inteiro. No Brasil, Leandro Percário é a maior autoridade de TFT, e criador do programa online com vídeo aulas ensinando passo a passo como superar a ansiedade com a TFT.

 

Supere Sua Ansiedade com a TFT

tft supere sua ansiedade

Supere a ansiedade é  o nome do curso desenvolvido por Leandro Percário para ajudar você em como controlar a ansiedade de forma natural, sem remédios, sempre que desejar e com inúmeros benefícios a saúde através da TFT”Terapia do Campo do Pensamento”.

 

Como Funciona a TFT

A TFT “Terapia do campo do pensamento” é aplicada nos pontos dos meridianos de forma simultânea a uma lembrança dolorosa. Através disso, o campo energético do corpo é restabelecido e a lembrança negativa deixará de impactar o corpo físico e mental negativamente.

Toda a carga emocional negativa simplesmente deixa de existir, e essa descoberta tem transformado a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

A TFT pode atuar em outros estados emocionais como a raiva, medo, fobias e a autossabotagem. Portanto, é uma dica de ouro para quem não consegue lidar com os sintomas da ansiedade e deseja se livrar da carga emocional negativa instalada na mente.

 

Aprenda Como Controlar a Ansiedade com o Curso Supere Sua Ansiedade

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado com algumas dicas simples , porém, efetivas para você aprender como controlar a ansiedade sem remédios, agindo na causa e regando sua mente com bons pensamentos e atitudes poderosas rumo ao seu sucesso.

Se você se interessou em saber mais detalhes sobre como funciona o Curso Supere sua Ansiedade com a TFT clique no botão laranja logo abaixo e assista um vídeo gratuito apresentado por Leandro Percário.

Sobre o autor | Website