Calistenia para Iniciantes: O Que é, Benefícios, Como Começar

Artigo introdutório para a prática de Calistenia para Iniciantes e Avançado.

Calistenia” faz você pensar em pessoas fazendo flexões durante aulas de ginástica ou treinamento militar básico? MESMO. Por alguma razão, na era moderna do fitness moderno, a palavra “calistenia” foi deixada algumas décadas para trás. Na realidade, a calistenia é uma parte importante da rotina de condicionamento físico de todas as pessoas – e, na verdade, você provavelmente já as faz regularmente.

Clique na imagem abaixo para conhecer os exercícios de Calistenia para iniciantes mais praticados, além de um passo a passo de como executar com precisão:

calistenia para iniciantes passo a passo

 

Então, o que é Calistenia, enfim?

No nível mais básico, “a ginástica é o treinamento de resistência com seu próprio peso corporal”. Ele foi projetado para melhorar a força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e condicionamento aeróbico – praticamente todas as habilidades necessárias para que você seja um ser humano adequado.

É uma forma de arte de usar seu próprio peso corporal como um meio de maximizar o poder humano e a capacidade atlética.

O objetivo fundamental da calistenia deve ser o controle do levantamento e movimentação do corpo no espaço.

Agachamentos, flexões, estocadas, flexões, mergulhos, polichinelos, saltos largos, pino de mão – sim, todos os exercícios de calistenia.

E, considerando que é a forma mais simples de exercício (não é necessário equipamento sofisticado), existe há muito tempo. Embora a calitênica esteja sendo discutida hoje como um fenômeno novo, esse precursor antigo da guerra existe desde que os gregos cunharam o termo eras atrás, das palavras kallos , que significa ‘beleza’ e sthénos , que significa ‘força’ .

No entanto, há um novo sabor da ginástica que agrada a era moderna: a ginástica competitiva (às vezes chamada de treino de rua ou ginástica de esporte de rua) é um esporte internacional em rápido crescimento que inclui elementos de dança, acrobacias e ginástica.

Mas você não precisa se aproximar de uma competição para ter uma desculpa para trabalhar calistenia em sua rotina. Eis por que vale a pena fazer exercícios de ginástica ou peso corporal, dando um tempo nos halteres.

 

Os Benefícios dos Exercícios de Calistenia para Iniciantes ou Qualquer um

Você não precisa de nenhum equipamento. A beleza da ginástica é que você pode fazer isso em qualquer lugar, a qualquer hora – tudo que você precisa é do seu corpo. É uma das únicas maneiras de construir massa e força sem o uso de pesos”.

Você pode construir uma força de verdade. Você pode estar pensando: Como, se você não está levantando halteres ou halteres? Mas você pode realizar muito usando apenas seu próprio peso corporal.

É verdade que você atingirá um certo ponto máximo de crescimento muscular com a calistenia, porque a massa muscular provém de resistência progressiva e só haverá muita resistência fornecida pelo seu próprio corpo, mas é aí que a criatividade entra em cena.

Use superfícies elevadas para alterar o ângulo dos exercícios, aumentando a porcentagem de peso corporal que você está levantando. Use superfícies verticais (isto é, paredes e postes) para desafiar seu corpo de novas maneiras e recrute seu núcleo como você não acreditaria ( mastro de bandeira humano , alguém?).

Vá mais rápido, mais devagar, por mais tempo, de cabeça para baixo ou aumente sua amplitude de movimento para continuar provocando adaptações físicas e mentais.

Você mudará melhor a IRL. Como a calistenia é sobre mover seu corpo no espaço, é o tipo final de treinamento funcional dos movimentos . Treinamento funcional significa treinar de maneira a aprimorar diretamente a maneira como você executa as tarefas da vida cotidiana ou os requisitos físicos específicos do seu trabalho ou esporte.

Você provavelmente mantém uma forma melhor. Ao usar pesos ou máquinas livres, você pode continuar progredindo sua força e massa muscular; no entanto, as pessoas geralmente acabam usando muita resistência em uma máquina ou pesos muito pesados e que levam à compensação, o que significa que você não executa o exercício corretamente usando os músculos corretos.

A Calistenia para iniciantes ou avançado fornece a base sólida necessária de força para quando / se você incorporar resistência externa em seu treinamento. Se você não consegue levantar seu peso corporal, definitivamente não deveria tentar levantar mais em uma máquina.

Você bate em todos os músculos. A ginástica envolve usar o corpo inteiro e não enfatizar certos músculos em detrimento de outros. O que eu estou falando é a força da parte inferior dos pés até as pontas dos dedos.

Você será mais suave nas articulações e no tecido conjuntivo. O treinamento resistido – quando realizado de maneira incorreta, com pesos muito pesados, com muita frequência ou de maneira a criar desequilíbrios – pode colocar um estresse extra nas estruturas de tecidos moles, como tendões, ligamentos e fáscia.

A ginástica, por outro lado, apenas desenvolve força e tamanho em proporção ao seu sistema muscular, com movimentos autênticos e naturais. (Veja os Melhores Exercícios para Iniciantes)

Você melhora sua conexão cérebro-corpo. O treinamento em calistenia para iniciantes desenvolve as habilidades motoras finas que exigem que seu cérebro trabalhe duro e seu corpo.

Coordenação, velocidade, potência, aceleração, força, rapidez e agilidade, são ações demonstradas por um corpo treinado na arte da calistenia. Pense em uma ginasta: é preciso muita força, flexibilidade e resistência para executar esses movimentos, para não mencionar a coordenação inacreditável.

Você vai se sentir um durão. Sim com certeza. Há uma autoconfiança inconfundível sobre alguém que sabe que tem total controle sobre seu corpo.

 

 

Calistenia para Iniciantes Completo Passo a Passo

Se você já praticou musculação em uma academia ou mesmo se não fez nenhuma atividade física focada em desenvolvimento muscular, recomendo que Veja Este Vídeo Gratuito.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!